sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Gleen Gould (1932 - 1982)



Como setembro é o mês de aniversário de um dos maiores gênios musicais que o mundo já viu, me propus dedicar um post a ele. Mais do que a simples leitura, peço ao leitor que também escute um pouco de sua obra (abaixo).


Gould aprendeu piano com sua mãe. Com dez anos já cursava o Royal Conservatory of Music em Toronto, no Canadá. Sua primeira apresentação foi em 1945, com 13 anos. Em suas gravações não é incomum encontrar sua voz percorrendo a melodia. Ele também usava o mesmo banquinho de criança para tocar. Coisas de um excêntrico. 
Gleen Gould

Sem dúvida alguma, sua maior contribuição foi sua gravação das 30 variações de Goldberg, de Jhohann Sebastian Bach (1685-1750). Elas foram escritas por Bach em 1741, para o Conde Hermann
Conde Keyserling
Karl Von Keyserling. Feitas inicialmente para cravo, foram executadas para o conde por Johann Gottlieb Goldberg (1721 – 1756).
Goldberg
As variações de Goldberg podem ser ouvidas em todos os filmes da tetralogia Hannibal. Em um episódio do seriado Hannibal, o personagem toca os primeiros acordes em um cravo. Já no filme de 2000 o ator Antony Hopkins aparece tocando as primeiras variações ao piano.
Gould morreu jovem, em 1982, vítima de um acidente vascular encefálico hemorrágico.

Nenhum comentário :

Postar um comentário